Associação Brasileira de Etnomusicologia comunica a chamada pra ancestralidade e ao encantamento de Antônio Bispo dos Santos, o Nego Bispo, um grande intelectual quilombola que participou em 2021 na Mesa redonda 1 do X ENABET e nos últimos anos seus livros tem dado contribuições enormes à nova geração de etnomusicólogos-as-es que tem tido o pensamento filosófico e contra colonial de Bispo como forma de engajamento na luta e na transformação social dentro e fora do mundo acadêmico.

Nossos sentimentos aos familiares, amigos e bem como à toda comunidade abetiana, negra e quilombola que perde um militante, um ativista negro e quilombola que convergiu e atuou ativamente na luta contra o racismo denunciando os crimes e as atrocidades perpetradas por um regime colonial que tem atacado direta e indiretamente as comunidades tradicionais há mais de 500 anos.

Bispo nos ensinou as formas desse projeto e os modos de enfrentá-los em suas publicações. Mais um vez, nossa solidariedade aos familiares e deixamos a certeza que o legado de Nego Bispo chamais será esquecido.

Na data de hoje, 04 de dezembro de 2023, nossa entidade irá prestar uma homenagem ao trabalho de Bispo na Live da ABET especial (clique aqui) com a presença de pessoas e intelectuais da etnomusicologia que conheceram esse grande mestre quilombola e um dos grandes nomes do pensamento negro no XXI.

Pedro Fernando Acosta da Rosa

Presidente da ABET