A Associação Brasileira de Etnomusicologia agradece tanto aos palestrantes quanto público em geral pela participação no I ENAPON (Encontro Nacional dos Povos Originários e Negros) promovido pela ABET. Queremos deixar registrada a parceria entre nossa comunidade abetiana com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e organizações da sociedade civil como o Ponto de Cultura Campo da Tuca/ Porto Alegre e a comunidade Quilombola Chácara das Rosas na cidade de Canoas/RS.
O ENAPON aconteceu na modalidade híbrida nos dias 23, 24, 25 e 26 de Novembro de 2022 nos turnos manhã, tarde e noite, e contou com convidados negros(as) e populações originárias. Nossas atividades fizeram parte da programação do Novembro Negro da UFRGS e tivemos como parceiros institucionais o NEABI UFRGS (Núcleo de Estudos Africanos e Indígenas da UFRGS), Museu da UFRGS, Centro Cultural da UFRGS, DEDS UFRGS (Departamentos de Desenvolvimento Social da UFRGS), Instituto de Artes da UFRGS, Docentes, mestras e mestres do Projeto Encontro de Saberes da UFRGS, Programa de Pós- Graduação em Música da UFRGS (PPGMUS UFRGS), Instituto APAKANI, Movimento Negro Unificado (MNU/ RS) e Associação Comunitária do Campo da Tuca.
Com o tema: Música, sons, lutas, resistências e existências: Em busca da Emancipação destacamos a produção de conhecimento desses dois grupos que historicamente têm colaborado com a pesquisa etnomusicológica no Brasil e no Exterior, e também, no debate nacional e transnacional sobre cultura, patrimônio material e imaterial, políticas e ações afirmativas e outras pautas e agendas.
Agradecemos, em especial, nossos conferencistas presentes no evento o Professor Dr. Kwasi Ampene africano, ganense, Asante e futuro chefe do departamento de música da Tuffs University, e membro do conselho da SEM (Society for Ethnomusicology) dos EUA; a professora doutorada aposentada da UFSCar Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva que nos honrou com sua presença; o instituto INSIKIRAM de Roraima através do Professor Dr. Jonildo Viana dos Santos e a mestranda em Psicologia e liderança da Casa dos Estudantes Indígenas da UFRGS Rejane Carvalho que representaram as comunidades originárias em nossas mesas e painéis.
Foram quatro dias de intensas atividades e que nos deram a certeza que esse encontro deve entrar no calendário de atividades da ABET. As atividades foram gravadas e serão disponibilizadas através do google sala de aula para os inscritos e interessados na certificação de 40 horas.
Agradecemos as professoras doutoras do Instituto de Artes da UFRGS Marília Stein e Luciana Prass pelo apoio ao evento, bem como ao programa de Pós Graduação em Música da UFRGS e seu coordenador o professor Dr. Reginaldo Gil Braga, além de todas as pessoas que de alguma forma ou de outra ajudaram na realização desse encontro híbrido em tempos de crises.
Esperamos contar com tod@s o ano que vem em nosso XI ENABET, possivelmente em Brasília e com o apoio de vocês em nosso último ano de gestão, por isso, inscrevam-se em nossos cursos, eventos e atividades, e colaborem com o pagamento da anuidade de 2022/2023 ou coloque ela em dia.
Abraços e até o nosso próximo encontro!
Pedro Fernando Acosta da Rosa
Presidente da ABET.
Gestão 2022/2023
Rádio ABET
https://www.abet.mus.br/#anais
Associação Brasileira de Etnomusicologia
https://www.membros.abet.mus.br/