A Associação Brasileira de Etnomusicologia expressa seu pesar com o falecimento da Professora de Música do Instituto Federal/ Campus Osório Agnes Schmeling vítima do ciclone extratropical que passou pelo Rio Grande do Sul entre os dias 15 e 16 de junho do corrente ano no município de Maquiné/RS. Sua residência foi atingida por um deslizamento. A professora Agnes faleceu juntamente com seu marido Almir Marques Portela Lopes, e a sua mãe, também chamada Agnes Schmeling.
Trajetória de incentivo à arte e à cultura
A professora Agnes Schmeling teve uma destacada atuação em benefício da arte e da cultura no IFRS e na comunidade, em especial na área da música. Desempenhava a função de coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Osório, o qual tem promovido inúmeras ações para instigar, incentivar e oportunizar o contato de estudantes, servidores e da comunidade externa com iniciativas artísticas. Ela coordenou ou integrou diversos projetos ligados à música no Campus Osório e promoveu ações para ensinar e incentivar a música junto a diferentes escolas do município. Agnes também fez parte da equipe de professores do Projeto Prelúdio do IFRS – Campus Porto Alegre, no qual regeu os corais infantil e juvenil, ministrou aulas de canto e cursos de formação de professores em música. Graduada em música, tinha mestrado em educação musical. Integrava ainda o Grupo de Pesquisa “Cotidiano e Educação Musical”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) (Fonte: https://ifrs.edu.br/osorio/nota-de-pesar-pelo-falecimento-da-professora-agnes-schmeling-do-campus-osorio-do-ifrs/?fbclid=IwAR24eNH75NWEedfO4dxsMg7e-ISlEdU1hMlwN8Z1k9n69GJcqqN_zgK1WlY).
Quem teve o prazer como nós de conhecer de perto o trabalho da professora Agnes, jamais esquecerá o amor, a paixão e o profissionalismo que ela transmitia ao ensinar música. Aprendemos muito com sua produção acadêmica, entre elas a sua dissertação de mestrado Cantar com as mídias eletrônicas: um estudo de caso com jovens (SCHMELING, 2005), um clássico da Educação Musical e leitura obrigatória para entender como jovens apropriam-se das novas tecnologias para produzir música. (https://lume.ufrgs.br/handle/10183/7035).
Nossos sentimentos à comunidade da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) e solidariedade aos familiares da professora, amigos (as), discentes, docentes, a sua orientadora de mestrado a Profa. Dra. Jusamara Souza da UFRGS e o Grupo de Pesquisa Educação Musical e Cotidiano (UFRGS) que perde uma grande amiga, colega, intelectual e ativista engajada do projeto Música na Escola.
Temos a certeza que o legado da professora Agnes Schmeling não será esquecido.
Pedro Fernando Acosta da Rosa
Presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia
Gestão Afirmativa 2022/2023